quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mensagem pregada pelo pr Wagner de Barros - 19/Ago/2012
Conforme percebida por mim.

REDE SOCIAIS: domino ou sou dominado?
I Tessalonicenses. 5:21 e 22 "Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda espécie de mal.

O que é uma rede social? É quando uma rede de pessoas usa uma rede de computadores para se conectar e assim manterem comunicação entre si. A ferramenta Internet é usada para fomentar a relação/comunicação entre as pessoas. Exemplos de redes mais atuantes: Facebook, Tweeter, Orkut, etc.
Não é caso de criticar quem participa e muito menos quem não participa das redes sociais. Sim, porque pessoas que não querem ser participantes delas são, muitas vezes, consideradas analfabetas digitais, alienadas. Ora, cada um com suas preferências, devemos respeitar a opinião uns dos outros. As redes AINDA não são essenciais!
Argumento A FAVOR da participação em redes sociais: Aproximam as pessoas que estão longe.
Argumento CONTRA : Afastam as pessoas que estão próximas.

I. Domino ou sou dominado? Gn. 1:28 "...dominai..."
Eu tenho noção exata se controlo ou sou controlado pelo uso das redes sociais? As tarefas do dia a dia são procrastinadas (deixadas para depois) por estar conectado com a rede? Inverto minhas prioridades por causa do tempo que fico conectado? Prejudico meu descanso ao utilizar desregradamente a internet? Então, SOU DOMINADO! Não pratico atividade física, não sento à mesa nas refeições, como besteira para não ter que tomar tempo na preparação da comida, não tomo banho no horário...ora, sou viciado e dependente. Perdi o controle da situação e o domínio próprio.

II. Associação a pecados (transgressão). I João 3:8,9
- Culto a personalidades do mundo das celebridades, claramente contrárias a Deus e a tudo que Ele personifica.
- Postagens de fotos inconvenientes, piadas indecentes, maledicências, difamação, brigas, discussões vazias, músicas mundanas...em total dissonância com a direção bíblica dada em Filipenses 4:7,8

III. Abandono de pessoas. Deut. 6:6,7 Há uma clara transgressão ao mandamento de Deus expresso  nessa passagem. Não há tempo para conversar, ensinar, vivenciar os preceitos bíblicos com os próximos, sejam eles o cônjuge, os filhos, os pais e irmãos, os amigos e conhecidos. O perigo do isolamento social é real e imediato. É um contrassenso, um paradoxo...rede social promovendo a solidão e o isolamento. Pessoas relacionando-se através de uma máquina, criando um perfil ideal, não correspondente com a realidade pessoal. Familiares dentro do lar, distantes uns dos outros, ocupados com veleidades na "rede social" virtual.   Então, a rede social aproxima os distantes e afasta os próximos. Uma armadilha ardilosa e perigosíssima!  Há que se ter equilíbrio na utilização dessa ferramenta que tanto pode ser uma bênção quanto uma maldição. O que definirá isso de maneira clara e evidente é a sua atitude diante dela.

"EXAMINAI TUDO. RETENDE O BEM."