sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Será que a vontade de Deus é também a minha?

Transcrição do Devocional de 20/Out. - Tudo para Ele, Oswald Chambers

"Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação." I Tessalonicenses 4:3

A questão não é se Deus quer santificar-me, e sim se eu quero.  Estarei disposto a deixar que Deus opere em mim tudo o que Ele realizou através da expiação e está ao meu dispor? Estarei disposto a deixar que Jesus se torne a minha santificação, e que a vida dEle se manisfeste em meu corpo mortal? Tenha cuidado para não andarmos dizendo: "Como estou ansioso para ser santificado!" Não está, não. Pare de desejar, e passe à ação direta com Deus: "Nada trago em minhas mãos". Receba Jesus em um ato de fé resoluto, para que Ele se torne santificação em você, e a grande maravilha da expiação de Jesus tornar-se-á real na sua vida.
Tudo o que Jesus nos oferece, através da Sua morte, fez-se nosso como um dom gratuito e amoroso de Deus. Nossa atitude como pessoa salva e santificada deve ser de uma profunda e humilde santidade (pois santidade orgulhosa é algo que não existe) - uma santidade baseada em um profundo e sincero arrependimento, e em um senso de inexprimível vergonha e degradação; e também na maravilhosa compreensão de que Deus provou o seu próprio amor para conosco pelo fato de que, mesmo sabendo que nós não nos importávamos absolutamente com Ele, fez tudo pela nossa salvação e santificação (ver Rm. 5:8). Não é de admirar que Paulo afirme que "nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor".
A santificação torna-nos um em Jesus Cristo e, nEle, um com o Pai, o Deus Eterno; isso só é possível através da maravilhosa expiação realizada por Cristo. Nunca tomemos o efeito pela causa. O efeito em cada um de nós é obediência, serviço e oração, que resulta de uma gratidão inexprimível e uma grande adoração a Deus pela maravilhosa santificação operada em cada um de nós com base na expiação.

Glossário
expiação =  o meio pelo qual Deus provê, ao arrependido, o perdão do pecado e a reconciliação com Ele, no A.T. através do sacrifício de animais, apontando para a necessidade do derramamento de sangue para punição do pecado; no N.T. cumpriu-se a figura dos rituais antigos, na pessoa de Jesus Cristo que a si mesmo entregou para morrer por nós e expiar de uma vez para sempre o pecado de quem aceita o Seu sacrifício redentor.
santificação= No A. T. traz dois significados: "separar para uso exclusivo", "considerar sagrado em oposição ao profano", ou pode significar "brilho", idéia associada à purificação. No N.T. , além do significado original de "separação", também enfatiza a pureza de pensamento e ação, em uma transformação interior mais profunda, mudança moral e espiritual, sendo resgatados da contaminação do pecado pela fé em Cristo. I Ts.4:7, Hb.12:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário